0 0
Alfajor

Alfajor

Features:
    Cozinha:

      Não há quem resista a um alfajor caseiro. Receita típica argentina, o alfajor é considerado sobremesa ideal para acompanhar um cafezinho após as refeições

      Ingredientes

      Modo de fazer

      Espalhe

      Alfajor é um doce tradicional da Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos, mas originalmente criado na Espanha. O doce nasceu em Andaluzia, o nome vem do árabe al hasu e significa recheado. Não, ele não é argentino, mas merecia ser.

      A história do alfajor, o doce mais tradicional da Argentina tem origem na cozinha árabe. O doce é composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

      Originalmente produzido com amêndoas, mel e avelãs, chamou-se também alaju, e chegou às ruas espanholas como alfajor. Daí para frente, sua receita sofreu várias alterações, até chegar à composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.

      No século XVIII, em Córdoba, nos conventos e casas religiosas, mãos habilidosas preparavam entre outros doces um biscoito de formato quadrado, unidos entre si por doce de leite e cobertos de açúcar, era chamado de tableta.

      O pioneiro dos alfajores argentinos foi, em 1869, D. Augusto Chammás (químico francês que chegou em 1840) que inaugurou uma pequena indústria familiar dedicada à confecção de doces e outros confeitos.

      Comentários

      Passo 1
      Completei esta etapa

      Modo de Preparo - Massa

      +Misture o açúcar, as gemas e a manteiga com as pontas dos dedos e quando estiver bem misturado acrescente a farinha, o amido, o fermento e a essência de baunilha até formar uma massa lisa.
      +Enrole em plástico filme e leve para gelar por cerca de 30 minutos

      Pavê de Maracujá
      anterior
      Pavê de Maracujá
      Berinjela Gratinada
      próximo
      Berinjela Gratinada Recheada
      • 50 min
      • porcões 6
      • Easy
      • 150

      Compartilhe em suas redes sociais:

      Ou copie e compartilhe este endereço

      Ingredientes

      Ajustar para Servir:
      Manteiga sem Sal: 250 g
      Açúcar: 150 g
      Gema de Ovo: 3
      Farinha de Trigo: 200 g
      Amido de Milho: 200 g
      Fermento Químico: 1 csp
      Essência de Baunilha: 5 Gotas
      Pavê de Maracujá
      anterior
      Pavê de Maracujá
      Berinjela Gratinada
      próximo
      Berinjela Gratinada Recheada
      %d blogueiros gostam disto: